Fevereiro/Março 2011
Ano IV - nº32
   
ÁGUAS URBANAS I
A poluição nas represas, seja por esgotos domésticos ou por fertilizantes usados na agricultura, garante o aporte de nutrientes para as águas. E por se tratarem de locais onde há retenção da água por longos períodos, existe um maior acúmulo de poluentes e um aumento considerável da biomassa levando ao crescimento das algas. Classificados como organismos autótrofos, as algas são capazes de sintetizar seu próprio alimento e para isso necessitam de apenas alguns nutrientes inorgânicos como nitrogênio, fósforo e potássio, além de grande área de incidência da luz solar.
 
 
ÁGUAS URBANAS II
A proteção do entorno dos reservatórios pode ser feita com revegetação a partir de espécies nativas da própria região e também com o controle das ocupações urbanas irregulares em seus arredores. Grandes reservatórios do país, como as represas Billings e de Guarapiranga, localizadas na Região Metropolitana de São Paulo (SP), sofrem as consequências deste processo.

 
ÁGUAS URBANAS III
Existem atualmente equipamentos que monitoram os corpos hídricos 24 horas, transmitindo informações em tempo real para uma central de monitoramento possibilitando que as ações sejam tomadas em tempo adequado. A detecção e quantificação de toxinas de cianobactérias podem ser realizadas através de métodos biológicos, químicos e bioquímicos.

 
   
ESPAÇO AMBIENTAL
Pesquisa da Universidade Federal do Piauí alertou para a existência de metais pesados nos lençóis freáticos em áreas próximas ao aterro sanitário de Teresina, capital do estado. A contaminação foi detectada na água coletada em dois poços de controle, sendo que o mais fundo deles está a 14 metros da superfície. Em Teresina, o chorume (líquido de alta carga orgânica e química, com potencial explosivo) fica depositado em uma espécie de lagoa. O estudo aponta a presença de cobre, chumbo, crômio e zinco em líquidos subterrâneos próximos à área do aterro.

 
   
A bomba FAP Plus ZW (Água Zero), desenvolvida para a descontaminação de águas subterrâneas, é ideal para recuperar contaminantes em maior volume e com menor gasto de energia. É indicada para a remoção de compostos de fase líquida leve não aquosa (LNAPL) de poços de duas polegadas ou maiores, com profundidade de até 61 metros. Pode ser aplicada em bombeamentos de hidrocarbonetos com viscosidade de até 80 SSU.
 
 
10 mais
Confira aqui as 10 notícias mais lidas no site da Ag Solve neste mês:
MEIO AMBIENTE
16/03/2011 Normas de licenciamento de usinas nucleares serão revistas no Brasil
HIDROLOGIA
09/03/2011 Dia Mundial da Água 2011 alerta para a gestão da água para cidades
QUALIDADE DO AR
04/03/2011 Lições dos 20 anos de comércio de carbono florestal
METEOROLOGIA
04/03/2011 Seca amazônica de 2010 é a mais severa do século. Entrevista com Paulo Brando
15/03/2011 Dia Mundial da Água: Inquietude
03/03/2011 Cianobactéria produz combustível apenas com água, sol e CO2, garante empresa
04/03/2011 A alteração na geografia do Japão vista do espaço
04/03/2011 Artigo: As preocupações ambientais dos governos, empresas e consumidores
18/03/2011 Apagar das luzes vai mostrar mobilização pelo planeta
18/03/2011 Entrevista especial com André Trigueiro
 
© 2010 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados.
Jornalista responsável: Marlene Simarelli MTb 13.593 - Reportagens e textos: Larissa Stracci
ArtCom Assessoria de Comunicação: (19) 3237-2099 - artcom@artcomassessoria.com.br
Editoração gráfica e webdesign: Patricia Munhoz
Informativo mensal on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta clicar abaixo. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental.