Maio/Junho 2012
Ano V - nº39
Especial Semana do Meio Embiente
   
CONTAMINAÇÃO
A utilização de agrotóxicos é a 2ª maior causa de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país.
 
 
QUALIDADE DA ÁGUA
A água utilizada na produção dos alimentos influencia diretamente na qualidade do produto final. Em especial, no processo de produção de cervejas, a água influencia diretamente na qualidade do produto já que corresponde a aproximadamente 95% da bebida. Para fabricar um litro de cerveja, estima-se que uma cervejaria consuma em torno de 5 a 10 litros de água, por conta dos diversos processos de produção onde é utilizada.
 
QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE
A utilização da água dura, água que contém elevada quantidade de sais, pode trazer diversos problemas tanto para a saúde da população quanto para o uso industrial. São classificadas como duras as águas que contém elevada concentração de íons minerais de cálcio e magnésio dissolvidos. Os íons são provenientes de depósitos subterrâneos, como calcário ou dolomita que agregam à composição da água uma quantidade excessiva de cálcio e magnésio, na forma de bicarbonatos, nitratos, cloretos e sulfatos.
 
   
ESPAÇO AMBIENTAL
A água é considerada um solvente universal com alto potencial de contaminação, pois tem a propriedade de solubilizar muitas substâncias. Além das substâncias químicas, outros compostos, mesmo em suspensão, também podem contaminá-la. Por isso, retirar os elementos químicos que foram dissolvidos na água é uma tarefa extremamente complexa. De acordo com o coordenador das Estações de Tratamento de Água (ETA’s 1 e 2) da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA), João Aparecido Edo, “no Brasil quem estabelece quais substâncias devem ser monitoradas e os limites aceitáveis é o Ministério da Saúde, através da portaria de potabilidade. Atualmente está em vigor a Portaria 2914..."
 
   
Aquaread, AP 2000 e AP 7000, são capazes de verificar de 11 a 17 parâmetros de qualidade da água, conforme a escolha do cliente. Uma das vantagens contidas em ambas as sondas é a capacidade de mensurar parâmetros básicos como temperatura, OD Ótico, CE, pH e ORP. Entre os parâmetros básicos inclusos nas sondas está o sensor de pH (potencial hidrogeniônico), termo que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Nas sondas Aquaread, o sensor de pH pode ser utilizado para mensurar soluções em estações de tratamento de água (ETA), estações de tratamento de esgoto (ETE), indústrias, bacias hidrográficas, poços, aquíferos (para aplicação em low flow subterrâneo), entre outros locais.
 
 
10 mais
Confira aqui as 10 notícias mais lidas no site da Ag Solve neste mês:
» Lançamento de tecnologia inovadora garante mais qualidade para água
» Ag Solve participa de Workshop Internacional sobre Hidrometria, em Manaus
» Geólogos: salvando vidas
» Encontro em Manaus discute ‘El Niño’ e ‘La Niña’
» Pesquisa constata que alecrim-do-campo absorve arsênio e protege solo e água
» Cheia de 2012 no AM será a maior da história, diz Serviço Geológico
» Postos poderão pagar taxa para remediação de áreas contaminadas
» Paulistas abraçam Represa de Guarapiranga em ato contra a degradação ambiental
» Municípios da Baixada Fluminense lançam consórcio para reaproveitar resíduos
» Esgoto é matéria-prima da água bebida pelos gaúchos
 
© 2012 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados.
Jornalista responsável: Marlene Simarelli MTb 13.593 - Reportagens e textos: Larissa Stracci
ArtCom Assessoria de Comunicação: (19) 3237-2099 - artcom@artcomassessoria.com.br
Editoração gráfica e webdesign: CG Propaganda & Design
Informativo on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta clicar abaixo. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental.