Jan/Fev 2013
Ano V - nº41
   
CONTAMINAÇÃO
A água dos rios, mares e lençóis freáticos estão cada vez mais contaminadas com fármacos, substâncias utilizadas no desenvolvimento de medicamentos. Através do descarte indevido de medicamentos em pias, vasos sanitários, aterros sanitários clandestinos e no próprio meio ambiente, e até mesmo através do transporte de urina e fezes via rede de esgoto, os fármacos chegam até as águas. Segundo pesquisa realizada pelas Faculdades Oswaldo Cruz em 2011, 75% das pessoas jogam fora seus medicamentos no lixo doméstico e 6% na pia ou vaso sanitário. Mas, esse tipo de descarte pode afetar diretamente a qualidade das águas subterrâneas e superficiais.
 
 
ALGAS
Atualmente, as principais fontes de energia, a maioria de origem fóssil, geram poluição ou impactos negativos ao meio ambiente. Como forma de amenizar os problemas ambientais e encontrar uma fonte de energia renovável, e não poluidora, pesquisadores do mundo todo estão buscando produzir diversos combustíveis de origem biológica ou biocombustíveis, como alternativa à utilização de hidrocarbonetos.
 
QUALIDADE DA ÁGUA
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2011 mostram que dos 5.565 municípios brasileiros, 2.659 - 47,8%, quase metade das cidades do país- não fiscalizaram a qualidade da água no ano passado, pois, não há órgão para realizar a fiscalização.  As informações fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais...
 
   
ESPAÇO AMBIENTAL
Estudo das universidades britânicas de Birmingham e Lancaster conclui que o uso de plantas em paredes e muros em uma mesma rua – os chamados corredores verdes - podem diminuir os níveis de poluição nas grandes cidades, com mais eficiência do que se imaginava.  Segundo a pesquisa, a utilização da vegetação vertical pode reduzir em até 30% a poluição em ruas e avenidas movimentadas. Pesquisa realizada anteriormente apontou que a melhoria ficaria em somente 1 ou 2%.
 
   
A condutividade elétrica da água representa a facilidade ou dificuldade de passagem da eletricidade na água.  Os compostos orgânicos e inorgânicos contribuem ou interferem na condutividade, de acordo com sua concentração na amostra, e a correta representação da temperatura possui um fator preponderante na medição correta da condutividade elétrica.
 
 
10 mais
Confira aqui as 10 notícias mais lidas no site da Ag Solve neste mês:
» Agrotóxicos: poluição invisível nas águas, no solo e no ar
» Quantidade de raios aumentará nos próximos anos
» Pesquisadora diz que aguapés no Rio Poti são fruto de contaminação
» UNESCO lança Ano Internacional de Cooperação pela Água no dia 11
» Israel proíbe batismos no rio Jordão devido aos altos índices de poluição e riscos à saúde
» Pesquisa investiga elo entre poluição do mar e tumores em tartarugas
» Poluição faz aumentar a destruição no Bosque do Índio, o pulmão de Umuarama-PR
» Cuidar da água é investir na vida, por Maurício Tovar
» Milhares de peixes morrem em lagoa no interior do Rio Grande do Norte
» Estudo revela diminuição da água nos rios Tigre e Eufrates
 
© 2013 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados.
Jornalista responsável: Marlene Simarelli MTb 13.593 - Reportagens e textos: Larissa Stracci
ArtCom Assessoria de Comunicação: (19) 3237-2099 - artcom@artcomassessoria.com.br
Editoração gráfica e webdesign: CG Propaganda & Design
Informativo on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta clicar abaixo. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental.