Set/Out/Nov 2013
Ano VII - nº44
   
TECNOLOGIA
A cada ano, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado de água, falta de saneamento e ausência de políticas de higiene, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados no Relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídrico, em março de 2013. Apesar deste quadro, é possível, através da tecnologia, monitorar a qualidade e medir os parâmetros e elementos químicos presentes na água.

 
 
 
 
PROBLEMA URBANO
O despejo de esgoto sem tratamento nos rios, lagos e mares está afetando a qualidade das águas brasileiras e têm se tornado um problema social e de saúde pública. Dados do Instituto Trata Brasil, divulgados no último mês de outubro apontam que de todo o esgoto produzido no país, apenas 38% passa por algum tipo de tratamento. Isso significa que mais de 100 milhões de brasileiros, mais da metade da população do país, não possui acesso aos serviços de saneamento básico e todo esgoto produzido por essa população é despejado in natura.
 
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
A baixa qualidade da água nos rios brasileiros é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes cidades atualmente. A falta de planejamento e de investimentos no setor de saneamento está “matando” os mananciais brasileiros. Estudo divulgado pela SOS Mata Atlântica, em março de 2012, mostrou análises feitas em 49 rios de 11 estados brasileiros. Na ocasião, nenhum deles apresentava uma situação considerada boa ou ótima: 75,5% foram classificados como "regular" e 24,5% com nível "ruim".
 
   
ESPAÇO AMBIENTAL
A mudança do uso do solo ocorrida nos últimos anos com o aumento da impermeabilização nas cidades, além da poluição distribuída pelas chaminés das indústrias e do escapamento dos carros nas áreas de metrópoles, geraram alterações no ambiente e formaram nestes locais um clima típico, caracterizado pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Ana Maria Heuminski de Avila, meteorologista e pesquisadora no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (CEPAGRI) da Universidade Estadual de Campinas, explica que o asfalto e as construções recebem a energia do sol e a armazenam em forma de calor, gerando aumento na temperatura.
 
   
Todos os eletrodos óticos Aquaread são incrivelmente sensíveis. Por exemplo, o eletrodo de turbidez é capaz de medir entre 0 e 3000 NTU com a resolução interna de apenas 0,1 NTU. Isso significa que o eletrodo é capaz de detectar mudanças na turbidez menores do que 0,003% do seu alcance máximo. Os outros eletrodos óticos possuem um nível de sensibilidade semelhante.
 
 
10 mais
Confira aqui as 10 notícias mais lidas no site da Ag Solve neste mês:
» Ag Solve apresenta nova versão das sondas AP-700 e AP-800
» O combustível que você não vê: Hidrocarboneto na água, se dissolve em milhões de partes
» Tecnologias da Ag Solve estarão no III CIMAS
» III CIMAS: debate sobre água e meio ambiente subterrâneo reúne especialistas em São Paulo
» Em meio à transposição, Rio São Francisco morre a cada dia
» Gás de xisto ameaça águas subterrâneas
» Cetesb e USP Leste discutem adaptações em terreno contaminado
» Contaminação por melaço provoca mortandade de peixes em Santa Adélia (SP)
» Aguapés mostram poluição e formam 'tapete verde' no Rio Poti em Teresina
» Campos minados: a situação de quatro terrenos contaminados no Estado do Rio
 
© 2013 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados.
Jornalista responsável: Marlene Simarelli MTb 13.593 - Reportagens e textos: Larissa Stracci e Tatiane Bueno
ArtCom Assessoria de Comunicação: (19) 3237-2099 - artcom@artcomassessoria.com.br
Editoração e webdesign: CG Propaganda & Design
Informativo on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta clicar abaixo. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental.