Agosto/Setembro 2010
Ano IV - nº29
   
DESCARTE
O descarte de materiais contaminados é um procedimento oneroso e difícil, mas necessário e agora obrigatório pela Lei de Gestão de Resíduos Sólidos em vigor desde o final de julho deste ano no Brasil. É da competência de cada empresa a responsabilidade pela eliminação dos equipamentos e materiais contaminados por elas em atividades a campo sejam eles de remediação ou monitoramento. Para a realização deste trabalho, existem no mercado algumas companhias especializadas no assunto.

 
 
EQUIPAMENTOS
A locação de equipamentos com qualidade é sinônimo de bom desempenho a campo. Por conta disso, a Ag Solve possui um controle rigoroso sobre todos os equipamentos locados. Vinícius Pacchioni e Karina Banderali, especialistas do Departamento Técnico da Ag Solve, explicam que os equipamentos de locação passam por um procedimento de manutenção padrão sempre que saem ou retornam aos laboratórios, para que ao voltarem à locação, tenham um desempenho similar ao de um equipamento novo.
 
GESTÃO HÍDRICA
Cerca de seis estados brasileiros já possuem cobrança pelo uso da água de seus rios, sejam eles de domínio estadual ou federal. As informações são do “Boletim sobre a cobrança pelo uso de recursos hídricos bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e Paraíba do Sul - Exercício 2009”, publicado em 2010, pela Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o relatório, até o final de 2009, a cobrança foi praticada em duas bacias hidrográficas de domínio da União e 12 de domínio estadual.

 
   
ESPAÇO AMBIENTAL
Há vários anos, a pesquisadora e professora Lucila Chebel Labaki, do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realiza estudos sobre o microclima criado por diferentes espécies e agrupamentos arbóreos, comumente utilizados para arborização urbana. Em sua última pesquisa, surgiu o interesse de se aprofundar no estudo de espaços urbanos abertos e sua relação com o conforto térmico propiciado às pessoas que os utilizam.

 
   
Alguns profissionais ainda não sabem, mas, nem sempre há a necessidade de se trocar a bexiga da bomba de amostragem modelo 407, pois quando utilizada em condições normais possui até 10 anos de garantia. A dúvida que fica é: quando se deve substituir este material? Bruno Bertoni, especialista da área técnica da Ag Solve, explica que “quando há um estudo mais profundo, para uma determina aplicação e condições de uso adequadas, não existe a necessidade de substituir a bexiga e o processo de descontaminação é completamente aplicável.
 
 
10 mais
Confira aqui as 10 notícias mais lidas no site da Ag Solve neste mês:
MEIO AMBIENTE
03/08/2010 Discussões Urbanas: Por que a coleta seletiva não avança em São Paulo?
HIDROLOGIA
03/08/2010 O perigo do uso indiscriminado dos poços artesianos - Uma abordagem hídrica
QUALIDADE DO AR
24/08/2010 Estações da Cetesb indicam piora na qualidade do ar no estado de SP
METEOROLOGIA
03/08/2010 Relatório conclui que aquecimento global é um fato
04/08/2010 Legislação brasileira prevê fim dos lixões
19/08/2010 Pesquisas questionam destino do petróleo no Golfo do México
19/08/2010 Da garrafa para a jarra. Uma troca sustentável
02/08/2010 Ciência de foguetes para o tratamento da água
02/08/2010 Sociedade participará da cadeia do lixo
02/08/2010 Técnica reduz em até 90% índices de erosão do solo
 
© 2010 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados.
Jornalista responsável: Marlene Simarelli MTb 13.593 - Reportagens e textos: Daniela Mattiaso
ArtCom Assessoria de Comunicação: (19) 3237-2099 - [email protected]
Editoração gráfica e webdesign: CG Propaganda & Design
Informativo mensal on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta clicar abaixo. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental.