Calendário 2018 > Março - Parque Nacional da Serra da Bocaina | RJ e SP
PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA
Foto: Denoise
Localização: O Parque Nacional da Serra da Bocaina localiza-se na Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A área engloba parte dos municípios de Paraty e Angra dos Reis no Rio de Janeiro; e São José do Barreiro, Ubatuba, Cunha e Areias em São Paulo.
Atrativos: Por se tratar de um vasto território o parque possui diversas atividades que podem ser exploradas, como: o Caminho de Mambucaba onde se encontra a Trilha do Ouro; a Cachoeira dos Veados que fica a 20km da entrada principal do Parque; o Pico do Tira o Chapéu de 2.200m, localizado no Morro da Boa Vista; a Pedra do Macela, situada no município de Cunha (SP); o Pico da Pedra Redonda, situado a 8 km de São José do Barreiro; dentre outras atividades o parque possui diversas cachoeiras, trilhas e praias na região de Ubatuba, Trindade, Ilha Grande e Paraty. Para conferir a lista completa de atrativos, clique aqui.
Vegetação: O parque é coberto pela florestal atlântica, com árvores de grande e médio porte e variáveis espécies de plantas que ficam a margem dos rios. Dentre as espécies mais encontradas, estão: araucárias, cedros, palmitos, bromélias e palmeiras, embaúbas, canelas, baguaçus, e micro-orquídeas dos gêneros Barbosella e Capanemia.
Fauna: Entre as espécies do parque estão: pássaros em extinção como a harpia, gavião pega-macaco, a jacutinga, o cuiu-cuiu, o macuco, o tucano-de-bico-preto e o gavião-de-penacho. Além de animais como antas, cotias, saguis, macacos-prego, bichos-preguiça, cobras, onças-pintada, suçuaranas, preguiças-de-coleira, saguis-da-serra-escuro.
Visitação: O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) não está consolidado em termos de visitação, porém, existem iniciativas privadas aos redores dele. Lembramos que não há responsabilidade alguma do parque sobre os valores cobrados e nem pela qualidade dos serviços.
Para verificar a lista completa de serviços e informações específicas sobre visitação, acesse o Guia do Visitante, na aba serviços.
Para fazer a travessia na Trilha do Ouro, é preciso obter autorização através do email pnsb.rj@icmbio.gov.br com 7 a 10 dias de antecedência, exceto nos feriados que o prazo é de 15 a 20 dias. Não é obrigatório o uso de guia para fazer a trilha, mas é recomendado. O limite de visitantes por dia é de 80 pessoas, segundo o plano de manejo do parque. Não é permitido o acampamento dentro do parque para quem não faça a trilha do ouro.
Contato: (12) 3117-2143 / (24) 3371-3056
Fonte: ICMBIO Parque Nacional Serra da Bocaina / WikiParques