Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Oceano subterrâneo colossal é descoberto nas profundidades da superfície terrestre

Publicado em 24/10/2023

O volume de água subterrânea descoberta é 3x maior que todos os oceanos combinados já existentes

Um gigantesco reservatório de água foi descoberto recentemente nas profundidades da superfície da Terra. A descoberta científica é surpreendente, desde estudos astronômicos sobre um buraco negro até o 8º continente. Talvez seja o descobrimento mais fascinante, pois embaixo da crosta terrestre, encontra-se um oceano subterrâneo gigantesco.

A profundeza do oceano é em torno de 640km abaixo da superfície da Terra, um reservatório gigantesco acondicionado em uma espécie de "rocha". A descoberta interessante mudaria toda a nossa compreensão sobre o percentual de água que o planeta Terra teria disponível e dos seus processos geofísicos.

Em pesquisas, os cientistas sabiam da possibilidade da água ser armazenada dentro da rocha. Mas essa água não está dentro das fases convencionais de líquido, sólido ou gasoso. Sua existência está em um 4° estágio ainda não conhecido.

Um importante geofísico chamado Steven Jacobsen integrante crucial da pesquisa, explicou: "A rocha é como uma esponja, absorvendo água. Há algo muito especial na estrutura cristalina da ringwoodita que lhe permite atrair hidrogênio e reter água. Este mineral pode conter uma grande quantidade de água nas condições do manto profundo". A ideia é que talvez exista um ciclo global da água muito mais intricado do que já conhecemos hoje.

Devido aos tremores rigorosos em nosso planeta, os cientistas começaram a analisar intensamente as atividades sísmicas do planeta Terra e descobriram que os sismógrafos estavam capturando ondas de choque promovido abaixo da superfície da Terra.

Após uma análise minuciosa dos dados geridos, os pesquisadores concluiram que essas ondas estavam interagindo com a água contida na "rocha". Para ter uma concepção do gigantesco volume do oceano subterrâneo: Estimando que a rocha abrangesse meramente 1% de água, a crosta da Terra estaria alojando uma quantidade de água 3X maior que de todos os oceanos já existentes no planeta.

Em uma era de pesquisas e descobertas científicas impressionante, nos fazem repensar sobre as complexidades do planeta onde habitamos e com imenso universo além.


Fonte: 
https://www.thebrighterside.news/

 

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp