Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Aplicações > Detecção de Gases

 

Seja bem-vindo(a) à categoria de Medidor e Detector de Gases da Ag Solve! Aqui você encontrará uma variedade de equipamentos para garantir a segurança de ambientes onde a presença de gases pode ser um risco à saúde, ao meio ambiente ou aos processos industriais.

Entendemos que cada aplicação do Detector de Gases possui suas particularidades. Por isso, ao navegar por esta categoria, você encontrará uma ampla variedade de detectores de gases portáteis, sistema medidor de gás e muito mais.

Ficou interessado(a)? Então continue navegando pela nossa categoria de Medidor e Detector de Gases e encontre o produto ideal para sua aplicação!

Importância de um detector de gases

Gases tóxicos e inflamáveis podem vazar, derramar ou até serem tratados de forma inadequada. Isso traz ameaças ocultas aos colaboradores, às instalações de produção de empresas e até mesmo a população.

Os sistemas de detecção de gás sem fio da RAE Systems trazem a facilidade de um monitoramento em tempo real, com sinais GPS e alarmes de homem caído que podem alertar o gestor de operações assim que esses tipos de incidentes acontecem, promovendo assim uma tomada de decisões mais rápida, caso seja necessária a evacuação da área de trabalho.

Os equipamentos da RAE Systems oferecem precisão e amplas opções de sensores para as mais diversas aplicações, como monitoramento de compostos orgânicos voláteis (VOC), monitoramento de ameaças químicas, controle de espaços confinados, entre outras opções. Além de contar com uma gama de monitores e acessórios ideias para atender às necessidades completas de uma planta industrial, refinarias, portos e análises de riscos ambientais.

Como funciona um detector de gases?

O detector de gases é um dispositivo que identifica a presença de gases específicos no ar, como gases tóxicos ou inflamáveis.

O equipamento possui um sensor que reage ao alvo de gás, gerando um sinal elétrico proporcional à sua concentração no local.

Esse sinal é processado por um circuito eletrônico, convertendo a informação em uma leitura de concentração de gás exibida em um display.

Caso a concentração ultrapasse os limites pré-definidos no medidor de gases, sistemas de alarme são acionados para alertar os usuários sobre a presença de gases perigosos.

Para garantir o correto funcionamento e a confiabilidade dos detectores de gás, é fundamental calibrar e testar regularmente estes equipamentos.

Tipos de detectores de gases

Dentro de todo sistema de detecção de gases estão presentes os sensores que monitoram e medem essas ameaças silenciosas.

Aqui na Ag Solve você encontra opções de detector de gases com sensores da RAE Systems, que lideram a indústria por oferecerem eficiência e sensibilidade testada em campo, além de confiabilidade e entrega de informações em tempo real. Conheça algumas opções:

Sensores de Radiação Gama: a RAE Systems utiliza dois tipos, os cintiladores de iodeto de césio, que fornecem resposta rápida à radiações de baixo nível antes que representem uma ameaça à saúde, e os sensores de diodo PIN, que medem uma faixa de dose elevada para que os trabalhadores acompanhem a taxa de exposição, bem como a exposição total.

A detecção de radiação gama está disponível em detectores de gás instalados diretamente na área monitorada ou em detectores multigás como: AreaRAE e MultiRAE Pro. Conheça também o sensor de radiação solar LI-200R

Sensores de Fotoionização (PIDs): usam raios ultravioletas (UV) para bombear amostras de gás e detectar uma ampla gama de compostos orgânicos voláteis (VOCs) como: formaldeído, metano, benzeno, assim como hidrocarbonetos típicos de bases de exploração de petróleo e refinarias.

Eles estão disponíveis em detectores de gás como: MiniRAE 3000, MiniRAE Lite e ToxiRAE Pro PID.

Sensores de Gases Tóxicos: usam reações químicas para identificar e mensurar um gás tóxico específico ou uma classe de gases, ele é capaz de medir em (ppm) com um filtro avançado que provê uma melhor seletividade.

Alguns dos Detectores de Gases que possuem Sensores para Gases Tóxicos são: UltraRAE 3000, MiniRAE 3000, MultiRAE Lite e QRAE 3.

Sensores de Gases Combustíveis: ideais para monitoramento de ambientes com risco de explosão ou de incêndio pela ignição de gases inflamáveis.

Os modelos de Detector de Gás disponíveis na Ag Solve que possuem sensores para gases Combustíveis são: MultiRAE Lite e MultiRAE Pro.

Sensores de Oxigênio: os sensores de O2 de polímero sólido e eletrólito patenteados da RAE Systems são um passo à frente para a indústria, porque eles são mais seguros, não usam chumbo e têm uma vida prolongada. Estes sensores permitem um menor custo total de propriedade.

Aqui na Ag Solve, você encontrará sensores para O2 em dispositivos como o QRAE3 e o MultiRAE Lite.

Onde se deve colocar um detector de gás?

Ao posicionar um detector de gás, considere a densidade do gás alvo, instalando-o próximo ao teto para gases mais leves que o ar e próximo ao chão para gases mais pesados.

Coloque o detector perto das fontes potenciais de vazamento e leve em conta a ventilação e o fluxo de ar no ambiente.

Além disso, garanta fácil acessibilidade para manutenção e instale o detector de gás nas áreas de trânsito e permanência das pessoas.

Por fim, verifique as normas e regulamentações locais para seguir as orientações específicas sobre a localização e quantidade de dispositivos necessários.

Lembre-se de que cada ambiente e aplicação pode ter requisitos específicos. Portanto, é recomendável consultar um especialista em detecção de gases para obter orientações específicas sobre a melhor localização dos detectores de gás em seu caso.

E, caso precise de ajuda ou tenha alguma dúvida, lembre-se: nossa equipe está sempre à disposição para auxiliar você. Basta entrar em contato conosco!

Primeira vez em nosso site? Conheça mais sobre a Ag Solve!

Produtos recomendados

MultiRAE Lite

MultiRAE Lite é a melhor solução para monitoramento de um a seis gases para proteção pessoal e para detecção de vazamento multigás.

ToxiRAE Pro CO2

É o primeiro monitor pessoal sem fio para gás dióxido de carbono do mundo, leva a proteção do trabalhador para o próximo nível.

MultiRAE Benzeno

Monitor portátil wireless (sem fio) para seis gases com recurso para medição específica de benzeno.

Tubos Colorimétricos com melhor custo do mercado | Ag Solve

Tubos colorimétricos servem para detecção de gases de forma rápida, eficiente e barata. São fáceis de usar e muito utilizados ao redor do mundo. Saiba mais!

ToxiRAE 3

Monitor de gases pessoal para CO e H2S. A maior velocidade de detecção do mercado!

MiniRAE Lite - Detector de gases VOC mais utilizado no mundo

O MiniRAE Lite é um detector de gases portátil que mede VOCs. Um equipamento eficiente e intuitivo de grande referência internacional. Saiba tudo aqui!

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp