Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Aplicações > Hidrologia

Monitoramento Hidrológico

Monitoramento Hidrológico

Os produtos de monitoramento hidrológico são fundamentais para quem busca se manter informado sobre as mudanças em seu ambiente e, a partir disso, tomar melhores decisões sobre sua gestão industrial.

Afinal de contas, são eles que possibilitam medir, monitorar e analisar as mudanças no ciclo hidrológico ao longo do tempo, ajudando na identificação de problemas potenciais de qualidade e quantidade da água, detecção de eventos de seca ou inundação e rastreamento dos níveis dos lagos, por exemplo.

Com os equipamentos de hidrologia certos, você pode ter certeza de que seus dados serão precisos e atualizados. A boa notícia é que você chegou ao lugar certo para encontrar soluções de monitoramento hidrológico com aplicação perfeita para as necessidades do seu negócio. Confira!

O que é Monitoramento hidrológico?

O monitoramento hidrológico é o serviço responsável pelo monitoramento, coleta, tratamento, armazenamento e gerenciamento de dados sobre as condições atmosféricas que interferem diretamente no volume de chuvas e no escoamento de rios.

Além de ser uma importante ferramenta para gerenciar os recursos hídricos, o monitoramento hidrológico é essencial para proteger o meio ambiente.

Isso porque os equipamentos de hidrologia são capazes de evitar catástrofes em períodos de chuva ao conseguir, por exemplo, prever o volume de água que chegará até os reservatórios de usinas hidrelétricas.

Como funciona o monitoramento hidrológico?

O monitoramento hidrológico envolve a aferição e registro de uma ampla gama de dados ambientais em curtos e longos períodos, incluindo: temperatura, precipitação, escoamento, taxas de evaporação, avaliação da lâmina d’água de rios, mananciais e reservatórios em vários parâmetros, entre outros.

Essas informações podem ser usadas para a medição de diferentes aspectos dos movimentos da água, tais como: vazão de rios e total de chuvas.

Os dados coletados também podem ser usados para criar modelos que ajudam a prever o impacto das futuras mudanças climáticas na disponibilidade e distribuição dos recursos hídricos.

Para que serve esse monitoramento?

O principal benefício do monitoramento hidrológico é a capacidade de entender e gerenciar melhor os recursos hídricos.

Enquanto fornecem uma visão valiosa sobre como as mudanças climáticas estão impactando a disponibilidade de água, os dados coletados pelos equipamentos de hidrologia também ajudam na tomada de decisões sobre alocação, manejo e conservação da água.

Dessa forma, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de setores como: Agricultura, Florestas, Saneamento, Mineração, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Petroquímica.

Quais são os equipamentos de hidrologia?

Os equipamentos de hidrologia podem mensurar o comportamento do nível d’água em poços de abastecimento ou monitoramento, tendo capacidade de integração a sistemas inteligentes e autônomos, como redes de hidrometeorologia e bóias de monitoramento contínuo.

Entre as diversas opções disponíveis na linha de monitoramento hidrológico, se destacam: Medidor de Nível de Água, Sonda para Monitoramento de Qualidade de Água, Unidade de Leitura e Petro Bailer.

Quer saber mais detalhes sobre a aplicação de cada um dos equipamentos de hidrologia e ter acesso à excelentes condições para adquiri-los? Então continue ao longo da página para conferir os produtos disponíveis aqui no site da Ag Solve!

Produtos recomendados

Sonda Multiparâmetro Aquaread AP 800

Monitoramento de Qualidade de Água com leitura de 10 parâmetros + Turbidez simultaneamente.

Barologger 3001 - Edge

Versão da linha Levelogger para compensar flutuações na pressão atmosférica e obter precisamente as mudanças do nível da água.

Aplicativo e Interface para Levelogger

Usa a tecnologia sem fio Bluetooth para conectar um datalogger Solinst com o seu smartphone Apple ou Android.

Amostrador Discrete Interval Sampler 425

Para águas subterrâneas em poços. Alta qualidade na amostragem pois não mistura a água dos diferentes níveis.

Bomba Pneumática de Bexiga 407

Bombas pneumáticas de bexiga Integra® para monitoramento da qualidade das águas superficiais ou subterrâneas

Poços Multiníveis - Sistema multinível CMT

O sistema multinível CMT consiste em poços multiníveis que monitoram diferentes horizontes com uma qualidade de amostragem sem igual. Saiba mais!

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp