Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Agricultura Inteligente: Como funciona e qual sua importância?

Publicado em 23/08/2017
Agricultura Inteligente: Como funciona e qual sua importância?

 

 

Foto: Rasmus Landgreen / hospedada por Unsplash

 

Nos últimos anos, as frequentes mudanças climáticas e suas instabilidades passaram a exigir maior atenção no planejamento e controle de produções agrícolas. Para este monitoramento a necessidade de utilização de tecnologia tornou-se indispensável.

Nesse cenário, a agricultura inteligente tem como papel principal unir dados meteorológicos para ajudar o produtor a monitorar a lavoura do início ao fim, tomando as melhores decisões durante as várias fases da cultura.

 

O que é agricultura inteligente?

 

A agricultura inteligente é um sistema que monitora e une dados meteorológicos para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção.

Este trabalho é realizado através do que o acompanhamento das condições do tempo durante as várias fases da cultura, com obtenção e anáise de dados precisos, coletados por meio de estações meteorológicas e sensores que captam informações, como: temperatura do ar, tempo de molhamento foliar, precipitação, umidade do solo, entre outros parâmetros.

Com a utilização da agricultura inteligente, é possível ter controle do comportamento do solo, da disponibilidade hídrica da região em que se encontra a plantação e do desenvolvimento recorrente das vegetações. Tendo em vista noções reais de desenvolvimento das culturas para a minimização de perdas na produção.


 

E por que a agricultura inteligente é importante para minha fazenda?

 

Dentre as principais razões, podemos assinalar que o sucesso do desenvolvimento de uma plantação depende das principais variáveis climáticas da região em que ela se encontra, por isso, parâmetros como: chuva, temperatura, umidade e radiação solar precisam ser constantemente monitorados para verificação da cultura, sua adaptação e crescimento de forma saudável no ambiente, pois, as culturas e plantas em geral, só se desenvolvem bem em condições favoráveis de clima e solo.

Com o uso de dados coletados por uma estação meteorológica - instrumento principal do sistema de agricultura inteligente - é possível fazer o acompanhamento das condições climáticas de forma adequada para evitar o risco de perdas com temperaturas muito baixas ou muito altas. Além de monitorar o comportamento das folhas e verificar a probabilidade de infestação de insetos e organismos danosos nas vegetações, o uso da meteorologia no campo auxilia na prevenção de doenças na lavoura.

Quando o agricultor tem os dados sobre temperatura, umidade do ar, tempo de molhamento foliar e precipitação, ele desenvolve um cultivo muito mais preciso, sabendo o momento certo de irrigar, pulverizar e colher.

 

Como fazer o acompanhamento desses dados?

 

É importante que o agricultor tenha auxílio especializado para a implementação de um sistema de agriculura inteligente, assim, com uma ajuda técnica especializada, ele poderá entender melhor como fazer o acompanhamento das condições do tempo de forma adequada e saberá quais valores são benéficos e quais são prejudicias em sua produção.

Das maiores vantagens que o sistema de agricultura inteligente pode apresentar, é uma maior autonomia e tranquilidade na tomada de decisões e providências. Com os dados obtidos através do sistema de monitoramento, o agricultor poderá, por exemplo, utilizar a água para irrigação de uma forma mais racional e econômica, controlando e registrando com exatidão os gastos de água para irrigação em sua propriedade.

A Ag Solve oferece sistemas completos com estações meteorológicas capazes de monitorar os principais parâmetros exigidos para o desenvolvimento de técnicas de agricultura inteligente. Fornecendo dados específicos para manejo diário de atividades em campo, como irrigação, evapotranspiração, previsão do tempo específica, entre outras variáveis personalizadas de acordo com a necessidade de sua propriedade agrícola. 

Os serviços de dados poderá ser disponibilizado de forma facilitada para o produtor, através de um software que dará acesso a todas as informações, de onde ele estiver, por meio de um celular ou computador. Garantindo suporte técnico personalizado e todo o auxílio especializado para a instalação do projeto.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento meteorológico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp