Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Bomba de Bexiga ou Bomba de Válvula Dupla: Qual é a melhor solução para você?

Publicado em 03/10/2017

Qual é o melhor para sua aplicação?

Tanto as Bombas 407 de Bexiga quanto as Bombas 408 de Válvula Dupla fornecem amostras representativas de águas subterrâneas, cada uma com suas próprias vantagens.

Bombas 407

As Bombas de Bexiga são projetadas para que a água da amostra nunca entre em contato com o gás de condução ou o ar comprimido. Isso torna sua operação simples ao configurar um controlador de pressão e os ciclos de amostra, pois dessa forma, o usuário terá certeza de uma amostra não contaminada.

Além disso, um controlador de pressão permite uma compressão mais lenta da bexiga, provocando menos distúrbios na água da amostra, e minimizando a gaseificação da amostra.

As Bombas 407 também possuem capacidades de baixo fluxo e podem fornecer taxas de fluxo de 100 ml/min ou menos. Devido a essas características, as Bombas de Bexiga são ideais e aprovadas por reguladores em todo o mundo para amostragem de baixo fluxo (low flow) e amostragem de VOCs (compostos orgânicos voláteis).

Bombas 408

As Bombas de Válvula Dupla são operadas de maneira similar ao da Bomba 407, mas, uma vez que elas não possuem bexiga, exigem um "ajuste refinado" dos ciclos de condução e amostras para garantir que o gás de acionamento não entre na bomba.

Se operadas corretamente, as Bombas 408 fornecem amostragem de baixo fluxo e são capazes de fornecer amostras de VOC representativas e de alta qualidade.

As bombas de válvula dupla podem fornecer taxas de fluxo mais elevadas, e por não terem bexiga, elas apresentam melhor desempenho em água limpa. Também pela ausência da bexiga, são de baixa manutenção e possuem menos peças para descontaminar.

As bombas de aço inoxidável são ideais para a maioria dos tipos de aplicações industriais e ambientais, especialmente onde a análise de compostos orgânicos voláteis é importante.

Geralmente, selecione uma Bomba de Bexiga para facilitar a aceitação regulatória e menores taxas de fluxo; e selecione uma Bomba de Válvula Dupla para purga mais rápida e operação em ambientes mais turvos.

 

Como a operação é diferente?

Ao determinar a quantidade de pressão necessária para extrair uma amostra usando uma Bomba de Bexiga, você deve calcular a profundidade da entrada da bomba abaixo da superfície do solo (por exemplo, se a entrada da Bomba de Bexiga estiver a 100 pés abaixo da superfície do solo, você precisará de aproximadamente 50 psi de pressão para trazer uma amostra para a superfície. Nota: 1 psi de pressão pode extrair uma coluna de água de 2,3 ft.).

Se você fizer a amostragem com uma Bomba de Válvula Dupla, como mínimo, esse cálculo é feito a partir do nível do solo até o nível estático da água, mas pode ser feito a partir da profundidade total da bomba para maximizar as taxas de purga. Como tal, se uma bomba de válvula dupla é de 100 pés abaixo da superfície do solo e o nível de água estático é de 50 pés, você pode selecionar uma pressão entre 25 e 50 psi.

Com ambas as Bombas de Beixga ou de Dupla Válvula, adicione 10 psi extras para permitir uma "linha de perda".

Uma vantagem da Bomba 407 é a capacidade de também poder usá-la sem bexiga. Isso permite que você continue a amostragem se você estiver no campo sem substituições disponíveis. Basta operá-la como uma Bomba de Válvula Dupla.

 

  Bomba de Bexiga  Bomba de Válvula Dupla
Material da Bomba Diâmetro da Bomba

Aço inoxidável 316

1" e 1,66" (25 mm e 42 mm) 5/8" e 1,66" (16 mm e 42 mm)
PTFE (apenas 408 M) N/A

3/8" (9,5 mm)

Material da Bomba Profundidade Máxima
Aço inoxidável 316 500 pés (150 m) 500 pés (150 m)
Tipo de Bomba Taxa de Fluxo Mínimo
Todos 100 ml/min ou menos 100 ml/min ou menos
Diâmetro da Bomba Taxa de Fluxo Máxima
3/8" (9,5 mm) (408 M)

N/A

250 ml/min
5/8" (16 mm)

N/A

800 ml/min
1" (25 mm) 1000 ml/min N/A
1,66" (42 mm) 1500 ml/min 3500 ml/min

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp