Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Estações Linimétricas na prática

Publicado em 19/02/2019
Estações Linimétricas na prática

Foto: Arquivo Ag Solve.

 

O uso de equipamentos tecnológicos para facilitar e maximizar a eficiência dos processos tem sido um dos artifícios mais utilizados.

Ter na palma da mão leituras precisas sobre os dados de níveis de um vertedouro e acompanhar diariamente a altura da lâmina d’água de uma bacia pode tornar a rotina de monitoramento mais certeira, relatando o quadro real da localidade analisada, por exemplo. Além disso, através do monitoramento automático de nível, também é possível realizar o cálculo de vazão para identificar o volume de água para questões de escoamento e verificação de canais.

A instalação de estações linimétricas pode auxiliar no planejamento de processos de forma inteligente, dando ao usuário uma visão holística de seus recursos, registrando dados ao longo do tempo para a verificação de cursos d'água, rios, manancias e reservatórios, bem como o comportamento do nível d'água em poços de abastecimento.

Essas estações quantificam os parâmetros e curvas representativas de cursos d’água, reconhecendo suas principais grandezas para um acompanhamento contínuo das variações em épocas de margens altas e estiagem.

Elas auxiliam na observação de regimes de chuvas intensas e enchentes através de alertas programados, que podem  advertir sobre qualquer alteração drástica que influenciará nos processos industriais e causarão alertas civis.

Veja abaixo como é configurada uma estação:

 

Composição das Estações Linimétricas

  • Caixa selada
  • Datalogger
  • Sensor de nível
  • Cabos da metragem necessária para realização da medição
  • Software para análise de dados

Com esse conjunto simples, uma estação linimétrica se torna fácil de ser instalada em qualquer localidade, ajudando o usuário a ter plena consciência do comportamento dos cursos d’água e da frequência de emergências ao longo do tempo, caracterizando padrões para auxílio em seus processos produtivos.

Esse sistema permite conexão com sistema telemétrico, seja ele: cabo, rádio, celular ou via satélite. A determinação do sensor de nível a ser usado, dependerá da aplicação e diâmetro do poço em que ele será instalado. Todas as especificações podem ser verificadas diretamente com a equipe Ag Solve que recomendará os tipos de tecnologias adequadas à sua aplicação, além da quantidade e distância em que os instrumentos deverão ser instalados.

Abaixo seguem algumas das opções de sensores que podemos oferecer:

 

Software

Todas as estações linimétricas são providas com softwares exclusivos que permitem ao usuário gerar relatórios tabulares ou gráficos para uma ou mais unidades de equipamentos instalados.

O software possibilita a visualização de dados através da seleção do período desejado, facilitando a consulta de breves relatórios ou dando acesso a bases históricas dos processos, agilizando a análise dos dados e a tomada de decisões quanto aos impactos no ciclo hidrológico, gerados pelas condições ambientais e climáticas.

 

Aplicações para as Estações Linimétricas

  • Manejo de micro-bacias hidrográficas;
  • Estudos de macrodrenagem rural e urbana;
  • Análise de rebaixamento de poços e nível de LF;
  • Monitoramento para outorga;
  • Controle na captação e descargas industriais e municipais;
  • Verificação de reservatórios de abastecimento e geração de energia;
  • Licenciamento ambiental.

 

Soluções em Monitoramento com Estações Linimétricas

A Ag Solve oferece estações linimétricas para coleta de dados em tempo real para aplicações de segurança civil, agricultura, indústrias, minerações, entre outros setores.

As estações utilizadas como ferramentas de análise periódica do comportamento dos níveis de água e da frequência de emergências são capazes de notificar o usuário através de relatórios enviados para uma rede de computadores e via e-mail (em casos de sistemas telemétricos). Como sistemas inteligentes, geram um panorama completo das últimas ocorrências de alteração drástica de nível, quando integradas ao software exclusivo desenvolvido pela Ag Solve. Realize o monitoramento de nível em tempo real.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento linimétrico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp