Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Qual a importância da Detecção de Gases em Indústrias?

Publicado em 17/08/2020
Qual a importância da Detecção de Gases em Indústrias?

Imagem por Ralf Vetterle encontrada em Pixabay 

 

O principal fator da instalação de um sistema de detecção de gases em perímetros industriais é a garantia contínua da segurança das áreas de possíveis ameaças.

 

Como a maioria dos gases nocivos são inodoros e incolores e podem ser encontrados em diversas partes do processo, ter equipamentos que façam leituras programadas do ambiente de maneira fixa ou portátil ajuda o trabalhador a ter uma visão de quais são os riscos daquele ambiente e que conduta tomar em cada situação.

 

Onde instalar os Detectores de Gases?

 

A implantação do projeto de detecção de gases pode ser feita em áreas de armazenamento de matérias primas, para observação de gases altamente inflamáveis que possuem alto risco de explosividade. Em laboratórios e áreas de espaço confinado para verificação de gases tóxicos. E também em silos, áreas de tubulações, caldeiras e áreas de carga e descarga.

 

É ideal que a planta industrial esteja coberta com vários pontos de monitoramento para que o mapeamento de risco esteja completo com todas as etapas dos processos da empresa. Para isso é ideal que seu projeto leve em consideração pontos como: 

 

  • Nível de Toxidade ou Limite Inferior de Inflamabilidade dos Gases;
  • Velocidade e Direção dos Ventos nas áreas monitoradas;
  • Temperatura do ar;
  • Pressão de Vapor;
  • Densidade relativa dos Gases;
  • Equipamentos contidos nas áreas;
  • Obstruções;
  • Pressão e volume que o gás deverá escapar.

 

E que outras informações pertinentes ao seu tipo de instalação estejam relatadas de maneira minuciosa por um profissional qualificado para essas medições e análises.

 

Como integrar essas soluções aos sistemas da minha empresa?

 

Com o auxílio de computadores e a tecnologia sem fio dos detectores de gases é possível criar uma rede remota de dados que poderá monitorar 24 horas por dia todo o circuito implantado.   

 

Esse tipo de sistema pode trazer dados em tempo real de tudo que está acontecendo na planta monitorada, trazendo: sinais GPS, alarmes programados e alarmes de homem caído que podem alertar o gestor de operações sobre qualquer tipo de incidentes na área.

 

Soluções em Detecção de Gases

 

A Ag Solve oferece detectores de gases (portáteis e fixos) e sistemas de gerenciamento completos para aplicações de segurança do trabalho e coordenação de atividades em espaços confinados.

 

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento e detecção de gases, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp