Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > O que é Medição Ventilada do Nível da Água e Como Realizar?

Publicado em 12/10/2020
O que é Medição Ventilada do Nível da Água e Como Realizar?

LevelVent e AquaVent

 

Para realizar a medição automática de nível da água através de dataloggers precisamos de sensores que registram continuamente esses níveis flutuação.

 

Muitos desses medidores de nível automáticos usam um sensor de pressão que precisa de compensação barométrica para realizar leituras que podem ser convertidas em medições equivalentes do nível.

 

Já na medição ventilada essa compensação barométrica não é necessária. 

 

O que é medição ventilada?

 

Para registrar os dados de nível da água, ao utilizar esse método, os sensores de pressão são abertos para a atmosfera pelo uso de um cabo de comunicação ventilado. Esse cabo tem um pequeno tubo de ventilação, que percorre todo o comprimento dele desde a superfície, até terminar atrás do transdutor de pressão. 

Este tubo de ventilação funciona como um canal para a mudança da pressão barométrica na superfície e permite que a pressão na coluna da água seja anulada pela transmitida no tubo. 

Isso faz com que os dados sejam compensados ​​automaticamente para efeitos barométricos, bem como altitude.

 

Para que são indicados?

 

Os medidores automáticos de nível de água ventilados funcionam bem em aplicações muito rasas com baixas flutuações esperadas. 

Eles também são ideais quando não é conveniente instalar um datalogger barométrico nas proximidades.

 

Como esses dataloggers de nível de água ventilados fornecem dados que são compensados ​​automaticamente, eles podem ser úteis quando dados em tempo real são necessários, especialmente em projetos de curto prazo, como bombeamento e outros testes de caracterização de aquíferos. Eles também podem economizar seu tempo, reduzindo o processamento de dados pós-coleta.

 

Como realizar essa medição?

 

Instalação

 

Os transdutores de pressão LevelVent 5 e AquaVent 5 devem ser implantados com cabo ventilado. Você deve se certificar de que o tubo de ventilação dentro do cabo não esteja dobrado ou cortado durante o manuseio.

LevelVent

 

Conecte a Wellhead ao cabo ventilado

 

Alinhe o soquete de alinhamento no conector do cabo ventilado com o pino de alinhamento no conector da cabeça de poço (wellhead).

Alinhamento-LevelVent

 

Empurre os conectores com cuidado. Gire o conector do cabo levemente até sentir um pequeno clique quando a conexão corretamente alinhada for feita.

 

Aperte o acoplamento de aço inoxidável enquanto segura o corpo do conector do cabo de aço inoxidável imóvel. Aperte o acoplamento até encaixar. Não torça o cabo ventilado ou a cabeça do poço.

 

Siga o mesmo procedimento ao conectar o logger ao cabo ventilado.

 

Os transdutores de pressão ventilados podem fornecer dados de nível de água mais precisos em aplicações rasas, onde o sensor de pressão é colocado próximo à superfície da água. Quanto mais fundo você for, ou quanto maior a flutuação esperada do nível de água, é recomendável usar um Levelogger

Transdutores ventilados podem estar sujeitos a respostas lentas a pequenas mudanças na pressão barométrica, especialmente quando estão em profundidades maiores.

 

 
Programação e operação

 

Embora os fundamentos da medição sejam diferentes, as opções de operação e programação de medidor de nível automático ventilado são semelhantes a de um medidor de nível automático normal. 

Ambos são:

  • Programados com o software Levelogger PC, por meio de uma conexão USB.
  • Configurados para registrar as leituras em uma taxa específica 
  • Instalados no campo para o período de monitoramento.

Ao terminar a gravação dos dados de nível da água, as leituras podem ser baixadas para o seu PC ou para um dispositivo de transferência de dados de campo. 

Caso seja necessário possuem opções de integração em um sistema de telemetria ou datalogger ou CLP de terceiros para transmissão remota de dados do nível de água.

 

Manutenção de cabos ventilados

 

Como acontece com qualquer instrumento implantado em campo, manutenção e inspeções regulares são recomendadas para garantir que estejam funcionando da melhor forma.

Os anéis de vedação nas conexões dos cabos ventilados devem ser substituídos regularmente. Isso garante uma boa vedação contra umidade durante a implantação.

Os conectores devem estar limpos e secos antes de conectar o Logger à Wellhead. Certifique-se de que os conectores estão completa e corretamente conectados antes de usar.

Quando não estiver em uso, guarde o cabo ventilado com as tampas nas extremidades e, se possível, guarde na bobina em que foi recebido.

Se a umidade entrar no tubo de ventilação, um encaixe especial que permite que o gás nitrogênio seja soprado através do tubo de ventilação pode ser comercializado. Isso garante que qualquer umidade seja removida, antes da implantação ou antes do armazenamento.

 

LevelVent e AquaVent

 

O LevelVent e o AquaVent registram medições de temperatura e nível de água muito precisas em aplicações de águas superficiais e subterrâneas rasas. Os loggers combinam sensores de pressão e temperatura, com memória para até 150.000 conjuntos de dados.
 

Podem operar em temperaturas de -20ºC a 80ºC (0ºC a 50ºC é a faixa de compensação de temperatura), fornecendo 0,05% de precisão FS.

A diferença entre os dois é que o AquaVent possui opções de comunicação para MODBUS (RS-232/RS-485) e SDI-12.

 

Por: Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp