Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Dicas sobre a duração da bateria do Levelogger

Publicado em 25/07/2023

                                     

                                                                                                                                                                Por: Ag Solve Monitoramento Ambiental

 

Baterias do Levelogger

Os Leveloggers da Solinst Canadá utilizam bateria de lítio como fonte de energia. As estimativas da vida útil da bateria do Levelogger são fundamentadas em circunstâncias operacionais convencional, sem intervenções internas e externas.

As estimativas são embasadas em uma taxa de amostragem estabelecida. O Levelogger 5 possui uma estimativa de duração da bateria de 10 anos, com fundamento em uma taxa de amostragem de 1 leitura por minuto. 

 

 

Uma taxa de amostragem mais rápida consumirá mais bateria. Um exemplo, se o Levelogger 5 for estabelecido no Modo Contínuo a uma taxa de amostragem de 1 segundo, a bateria será descarregada por volta de 4 meses. Agore se um Levelogger 5 Junior for usado em uma taxa de amostragem de 5 segundos, a bateria será descarregada em aproximadamente 2 meses e meio.

É interessante atentar-se que na amostragem embasada em eventos, entretanto o Levelogger só registra leituras na memória quando um evento acontece, o consumo da bateria ainda é especialmente uma função da taxa de amostragem. Isso representa que um intervalo de amostragem menor consumirá a energia da bateria aceleradamente. 

 

Fatores que podem influenciar na duração da bateria do Levelogger 5 ?

Existem fatores internos e externos que são capazes de afetar a duração da bateria. O Levelogger 5 possui uma faixa de temperatura de operação de -20°C a +80ºC. A exposição a temperaturas extremas afeta diretamente a vida útil da bateria. 

Se o equipamento cair acidentalmente ou for comprometido fisicamente, uma complicação no componente interior pode gerar um consumo irregular na bateria.

A umidade nos olhos ópticos de um Levelogger também pode ser um problema ao longo da comunicação. Se houver condensação, umidade e sujeira nos olhos ópticos, o consumo extra acontecerá nesse ínterim do processo de comunicação.

O Levelogger 5 é capaz de mostrar níveis de bateria de 100% a menos de 25%, resultando em um indicador relevante. Comumente, o nível da bateria superior a 50% para o Levelogger 5 é considerado saudável. Caso a bateria esteja próxima ou abaixo de 50% é necessário pensar na frequência da taxa de amostragem, no tempo de implantação e na temperatura.

Para identificar o que provocou a exaustão da bateria utilize o Utilitário de diagnóstico do Software Levelogger, ele exibirá as temperaturas que o equipamento foi exposto, revelando uma estimativa da quantidade de registros que foram realizados, assim como a tensão da bateria e seu níveis de carga.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp