Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 7 formas de combatermos a degradação do mar

Publicado em 20/09/2023
7 formas de combatermos a degradação do mar

 

7 formas de combatermos a degradação do mar

Salientamos maneiras que somos capazes de fazer para contribuir a pôr um fim na poluição do mar, ao ponto de vista pessoal, quanto a nível organizacional e governamental. Confira as medidas primordiais que podemos adotar para salvar nossos oceanos.

 

1. Diminuir a produção e o desperdício do plástico 

Diminuir a produção e o desperdício do plástico é fundamental para acabar com a poluição marinha. Evite consumir produtos da materia plástica, dê preferência por produtos reutilizáveis sempre que possível, e recicle de maneira adequada. 

Entretanto, somente esforços individuais não são capazes de solucionar o problema, sendo fundamental que as organizações e o governo crie campanhas e soluções para a redução do consumo de plástico, seu desperdício e desenvolva uma melhor gestão de resíduos de forma rápida.

 

2. Aprimorar os sistemas de águas residuais

As águas residuais não tratadas abrangem uma enorme quantidade de poluentes, envolvendo plásticos, produtos químicos e poluentes, refletem uma ameaça para a saúde humana e para o meio ambiente. Aprimorar os sistemas de águas residuais é fundamental para combater o problema.

 

                                          

 

3. Utilizar produtos ecológicos

Opte por usar produtos ecológicos que podem diminuir consideravelmente o acúmulo de poluição marinha. Dicas valiosas que você pode aderir no seu dia a dia para um mundo com menos poluição:

  • Utilize sacos de pano, garrafas de água e recipientes reutilizáveis.
  • Opte por produtos de limpeza naturais, existem diversas opções ecológicas, produzidas com ingredientes naturais e biodegradáveis.
  • Prefira consumir frutos do mar, onde as opções de captura são sustentáveis que constituem práticas de pescas responsáveis.
  • Escolha produtos naturais e não tóxicos de cosméticos.

​4. Diminuir a quantidade de produtos químicos nocivos

Uma maneira de reduzir a quantidade de produtos químicos nocivos que escoam nos oceanos é controlar o uso de fertilizantes, pesticidas e produtos químicos que regularmente são utilizados na agricultura.

 

5. Administrar o descarte de óleos

O descarte de petróleo pode gerar sérios prejuízos ao ecossistema e colaboram imensamente para a poluição marinha. É imprescindível que as organizações e governos apresentem medidas para evitar descarte de petróleo para conter e limpar quaisquer derrame que aconteçam. Investir em tecnologia de resposta a derrames, aprimorar padrões de segurança para perfuração de offshore, ou introduzir normas preventivas severas para evitar o descarte incorreto de petróleo.

 

​6Limpeza de prais e rios

                             

 

Uma maneira fácil e acessível para toda a população é a limpeza de praias e rios. Você pode participar e até mesmo organizar multirões de limpeza. Não apenas para remover resíduos de plásticos nos oceanos e praias, mas também ajuda no aumento conscientização sobre respeitarmos o nosso planeta e futuro, influenciando a diversas pessoas pensarem na preservação do nosso meio ambiente.

 

7. Monitoramento da qualidade da água

É de extrema importância que o monitoramento contínuo da qualidade da água seja realizado para entender o que precisa ser mudado com relação aos processos. Sem o monitoramento adequado, não podemos atingir metas de águas limpas estabelecidas pelos órgãos ambientais. O monitoramento da água a nível local, regional e nacional necessita ser realizado por autoridades, agências ambientais, profissionais capacitados na área de meio ambiente e indústrias de poluentes, com foco em combater a poluição marítima.

Com propósitos mais vigorosos, mais conscientização pública e mais forças em prol de reduzir de vez a degradação ambiental, em cima do governo e de indústrias poluentes, temos chance de recuperar e salvar o nosso planeta. 

 

Se você precisa de equipamentos para o monitoramento da qualidade da água a Ag Solve comercializa produtos de alta qualidade da marca internacional Aquaread para medições precisas, para diversas aplicações. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas no e-mail vendas@agsolve.com.br


Fonte: 
https://www.aquaread.com/

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp