Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como se proteger dos raios que atingem o Brasil principalmente na primavera e verão?

Publicado em 24/11/2023

A maior parte de incidentes de descargas elétricas ocorrem nas estações da primavera, verão e outono.

Recentemente, um raio atingiu um grupo de turistas em uma trilha localizada na Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, que chamou a atenção nas mídias sociais. Lamentavelmente um guia turístico faleceu ao ser atingido pelo raio, acompanhado de seu irmão e um casal de turistas. 

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios, estimasse que aproximadamente 78 milhões de raios anualmente atingem o país de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, do INPE. O estudo aponta o impacto das incidências de raios no país nos últimos 10 anos, atingindo o setor agrônomo e o departamento da saúde.

No país, os principais incidentes ocorrem nas estações da primavera, verão e outono, devido a exposição das pessoas em áreas descobertas na zona rural e pessoas dentro de residencias em contato direto com objetos conectados à rede elétrica ou telefones. No Estado de São Paulo por exemplo, a maioria das pessoas trabalham em escritórios onde estão em contato direto com è rede elétrica, já na região Norte do país, os trabalhadores atuam em áreas totalmente descobertas de proteção ao ar livre, tornando-se expostas a riscos.

De acordo com um estudo realizado, a maior parte de incidentes de descargas elétricas atmosféricas acontecem ao ar livre, uma maneira segura de se abrigar e se proteger é dentro de um automóvel ou imóvel sem contato direto com a rede elétrica. Recomenda-se evitar o contato com aparelhos elétricos ligados na tomada e tomar banhos durante uma tempestade.

Você sabia que o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é atingido em média de 6 raios por ano? Isso porque a estátua está situada em uma montanha rochosa, onde a resistência ao solo é extremamente alta, devido a isso bloqueia o movimento da corrente elétrica rápido o suficiente para não danificar a estrutura. 

O sistema de detecção de raios é uma solução fundamental para o apontamento de áreas de risco e desenvolvimento de planos de segurança mais avançados. 

Monitorar redes de descargas atmosféricas, suas condições e acompanhar de perto o comportamento de tempestades ajuda no desenvolvimento de zoneamentos de risco e no processo de prevenção e proteção de muitas plantas industriais e agrícolas, além de minimizar suas perdas materiais e físicas.

Com um sistema de detecção de raios, o curso de tomadas de decisões se torna mais coerente e certeiro. Dando sequência a planos de segurança mais efetivos de acordo com a realidade do ambiente trabalhado.


Fonte: https://estadao.com.br/ciencia

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp