Dicas e Soluções > Como calibrar o sensor de OD?
Entre as muitas facilidades que as sondas Aquaread trazem ao usuário, uma delas está relacionada a um importante componente: o sensor óptico que realiza a medição de oxigênio dissolvido (OD). Ele traz diversas vantagens na rotina em campo, como fácil manuseio, conservação e limpeza, a precisão, a rápida estabilização da leitura do parâmetro e sua elevada sensibilidade. Pode se destacar ainda a imunidade a interferências eletromagnéticas, a rápida resposta as mudanças de concentração de OD e temperatura, além de manter a calibração por um longo período de tempo.
A calibração destes eletrodos é bem simples e pode ser realizada em campo, facilitando a rotina do usuário. É que a sonda Aquaread dispõe de uma solução de calibração própria, chamada RapidCAL, responsável por calibrar três parâmetros: pH 7, turbidez zero e Condutividade Elétrica.
No caso do OD, devem ser calibrados dois pontos: 0 e 100%. O ponto de saturação 100% deve ser feito em ar úmido ambiente e, preferencialmente, diariamente. Já o ponto 0% de saturação deve ser feito pelo menos uma vez por mês com a solução padrão Oxigênio Zero Dissolvido. Mas, atenção! Quando realizar a calibração dos dois pontos simultaneamente, sempre calibrar o ponto zero primeiro.
Os sensores ópticos de OD garantem qualidade e rapidez da amostra e dispensam manutenções que seriam inevitáveis naqueles que utilizam o método eletrolítico, como a formação de biofilmes bacterianos na superfície das membranas, tornando sua substituição necessária e constante.
Em caso de dúvidas de como calibrar, consulte o manual de sua sonda. Para mais informações, contate a área técnica da Ag Solve, no telefone (19)3825-1991.