Notícias > Novo Vídeo de Treinamento Sistema Low Flow
O novo vídeo de Treinamento do Sistema Low Flow tem o intuito de mostrar os componentes, as conexões e a funcionalidade do kit, demonstrando uma operação simples de amostragem de baixa vazão.
Regularizado desde janeiro de 2006 pela CETESB, o método de baixa vazão, também conhecido como Low Flow, tem o intuito de minimizar erros de amostragem em águas subterrâneas durante estudos e trabalhos de remediação. Ele é ideal para a retirada representativa de plumas contaminantes e análises mais completas, sem perda de voláteis e com maior qualidade nas amostras.
O Procedimento para Identificação de Passivos Ambientais em Estabelecimentos com Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) é bastante rigoroso pois através de métodos convencionais de amostragem a possibilidade de descaracterização de amostras é maior. Já com o método Low Flow,a possibilidade disso acontecer é mínima.
O SISTEMA LOW FLOW
No Low Flow, a água subterrânea é bombeada diretamente da seção filtrante do poço em baixa vazão, ou seja, de forma lenta, purgando apenas a zona de amostragem, o que minimiza os distúrbios na água do poço e reduz a turbidez da amostra.
O método consiste no bombeamento (purga) em vazão regulada da água subterrânea do poço a ser amostrado. Dessa forma, esta vazão deve ser ligeiramente inferior à capacidade de produção de água do poço, provocando o mínimo de rebaixamento possível e ao mesmo tempo proporcionando a estabilização da profundidade do nível de água. Durante o processo, não deve ocorrer variações na profundidade do nível d e água.
APÓS A EXTRAÇÃO DA AMOSTRA...
Na água extraída é essencial a medição de alguns parâmetros geoquímicos como: pH, condutividade elétrica, potencial de oxi-redução, tubidez e oxigênio dissolvido. A finalidade dessas análises é indicar o momento da coleta da amostra para a análise química. A estabilização dos parâmetros indicará que a água que está sendo bombeada é a representação do aquífero.
SOBRE O PRODUTO
Composto por uma bomba para amostragem, um controlador, um compressor, mangueiras, uma célula de fluxo e uma sonda multiparâmetros, o kit pode ser utilizado em sistemas de operação contínua ou em forma portátil.
O sistema pode trabalhar a seco e também não é prejudicado por resquícios de sujeira em sua linha de alimentação de ar.
Possui a vantagem de baixo custo de manutenção a longo prazo. E, além disso, conta com uma das opções de bombas de amostragem com formato ideal para coleta em diversos sites em um mesmo período, pois o material de suas bexigas, feito em teflon, não adere contaminantes e dispensa a troca de bexigas em campo.
Todo conjunto Low Flow contempla equipamentos duráveis e de fácil operação, para uma amostragem prática.
Por Andressa Lemos