Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Monitorando Situações de Risco com Estações Meteorológicas

Publicado em 08/02/2018
Monitorando Situações de Risco com Estações Meteorológicas

 

 

Foto: Arquivo Ag Solve

 

Estações Meteorológicas podem ser ferramentas fundamentais para a previsão, averiguação e controle de possíveis catástrofes naturais em diversos setores.

Neste artigo, você entenderá como o monitoramento de estações meteorológicas pode auxiliar gestores na realização de análises de risco e planos de ação preventiva:

 

Analisando o Ambiente com Estações Meteorológicas


O monitoramento contínuo de parâmetros meteorológicos auxilia na análise diária de processos institucionais que envolvam a percepção de incidências de risco, minimizando, assim, todos os impactos sócio-econômico-ambientais que ameaças naturais podem trazer consigo.

Em uma estação meteorológica podem ser analisados os seguintes parâmetros:

 

  • Temperatura e Umidade Relativa do Ar

  • Velocidade e Direção do Vento

  • Nível da Água (Linimetria)

  • Precipitação (Pluviometria)

  • Radiação (Global, PAR, Líquida)

  • Pressão Atmosférica

  • Molhamento Foliar

  • Temperatura e Umidade do Solo

 

Todos esses parâmetros são selecionáveis pelo usuário e exibem os dados necessários para o desenvolvimento de uma análise macroambiental de risco para um negócio que deseja ter total controle e segurança de seus bens, tanto ocupacionais, quanto físicos.

 

Estações Meteorológicas como Ferramentas no Monitoramento de Situações de Risco

 

Uma estação meteorológica é capaz de identificar gargalos e tendências em processos produtivos através das leituras de parâmetros que indicam o comportamento atmosférico. Com esses dados, o usuário têm um panorama completo do ambiente em que se trabalha, podendo apontar índices de altas temperaturas, chuvas intensas, umidade reduzida, nível da água de bacias hídricas, possíveis erosões, entre outras referências que podem ser visualizadas através dos sensores instalados em uma estação.

Esse acompanhamento é imprescindível para a segurança de processos e a percepção de ocorrências que podem acarretar maiores problemas no ambiente institucional de um negócio.

Por essa razão, o controle meteorológico deve seguir de forma conjunta com a gestão de setores agrícolas, industriais, minerais, florestais e hídricos, para o desenvolvimento de planos de contingência inteligentes e alinhados às estratégias da empresa.

 

Soluções em Monitoramento Meteorológico

 

A Ag Solve oferece estações meteorológicas e soluções personalizadas em projetos voltados à meteorologia em segmentos industriais, de construção civil, agricultura, segurança do trabalho, entre outros.

As estações utilizadas como ferramentas em análises de risco são capazes de notificar o usuário através de relatórios enviados para uma rede de computadores, via e-mail (em casos de sistemas telemétricos). Realizando medições dos parâmetros escolhidos em tempo real.


Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento meteorológico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.


 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp