Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Quais são os Principais Parâmetros de Qualidade da Água?

Publicado em 02/04/2018
Quais são os Principais Parâmetros de Qualidade da Água?

 

Foto: Arquivo Ag Solve

 

Segundo Leonardo da Vinci: “A água é a força motriz de toda a natureza”. A sobrevivência de nosso planeta depende da oferta disponível de água e das condições em que ela é encontrada. É vital assegurar que a água seja um ambiente seguro para aqueles que vivem nela e que ela esteja livre de qualquer substância nociva para a saúde de quem a bebe.

 

Não monitorar os níveis de qualidade da água pode causar graves impactos nos ecossistemas e na qualidade de vida de muitos. Dependendo do caso, a ausência de monitoramento pode danificar ambientes aquáticos inteiros, causando doenças ou até mesmo mortes.

 

Abaixo citaremos alguns dos mais importantes indicadores de qualidade da água, e como os seus níveis irregulares podem causar problemas.

 

Níveis de pH

 

As medições de pH indicam a concentração de íons de hidrogênio na água em uma escala de 0 a 14. O valor 7 é neutro e qualquer número acima disso significa a alcalinidade da água, enquanto qualquer valor abaixo de 7 significa a presença de acidez na água. O pH da maioria das águas naturais está entre 6 e 8,5. Níveis abaixo de 4,5 e acima de 9.5 são geralmente letais para alguns organismos aquáticos. O pH afeta a solubilidade de compostos orgânicos, metais e sais. Em águas altamente ácidas, certos minerais podem se dissolver e liberar metais e outras substâncias químicas na água. À medida que o pH ou a temperatura aumentam, a toxicidade da água também aumenta para os organismos aquáticos.


 

Níveis de Oxigênio Dissolvido

 

O oxigênio dissolvido é essencial para um ecossistema aquático saudável. Peixes e animais aquáticos precisam do oxigênio dissolvido na água para sobreviver. À medida que a temperatura da água aumenta, a quantidade de oxigênio que se dissolve na água e diminui. A água gelada pode conter o dobro de oxigênio dissolvido que a água morna. A necessidade de oxigênio depende das espécies e seus estágios de vida; alguns organismos são adaptados para a redução das condições de oxigênio, enquanto outros requerem concentrações mais altas. Alterações drásticas nos níveis usuais de oxigênio dissolvido podem causar grandes prejuízos nos ecossistemas ambientais. Isso pode ser causado por vários fatores como vazão de fluxo e mudanças de temperatura.


 

Níveis de Sólidos Totais Dissolvidos

 

A concentração de sólidos totais dissolvidos (TDS) é medida pela quantidade de materiais dissolvidos na água. O parâmetro de TDS inclui solutos como sódio, cálcio, magnésio, bicarbonato e cloreto que permanecem como um resíduo sólido após a evaporação da água da amostra. Intemperismo natural, mineração, resíduos industriais, esgoto e agricultura são algumas das principais fontes de TDS. Altos níveis de sólidos dissolvidos totais tornam a água menos adequada para beber e irrigar.

 

Níveis de Metais

 

Vários metais, como cobre, manganês e zinco, são essenciais para processos bioquímicos que sustentam a vida. No entanto, altas concentrações desses e de outros metais na água podem ser tóxicos se ingeridos, ou se forem encontrados em animais que são consumidos por seres humanos. Os metais dissolvidos são geralmente mais tóxicos que os metais ligados em complexos de outras moléculas. Os níveis de metais podem aparecer na água tanto naturalmente quanto através do intemperismo de rochas e solos, quanto de forma não natural através de resíduos industriais.

 

Níveis de Resíduos Químicos

 

Os resíduos industriais também podem introduzir substâncias químicas na água. Alguns produtos químicos industriais, como os bifenilos policlorados (PCBs), representam uma ameaça para os ecossistemas aquáticos. Os PCBs causam uma variedade de efeitos graves para a saúde nos sistemas imunológico, reprodutivo, nervoso e endócrino. É por essa razão que os PCBs foram banidos no Reino Unido na década de 1980, antes disso eles eram usados em uma variedade de processos de fabricação, particularmente para peças elétricas.

Sua alta estabilidade significa que eles resistem à degradação biológica, química e térmica do ambiente. Como eles são difíceis de se separarem, eles podem ser encontrados ainda hoje em vias navegáveis, com altas concentrações.

 

Resumindo...

 

O monitoramento constante de todos esses indicadores é necessário para garantir que a água permaneça segura para todos aqueles que a utilizam.

Com a linha Aquaread, oferecemos uma ampla variedade de equipamentos de monitoramento de qualidade da água para uso portátil e fixo. Saiba mais sobre os produtos disponíveis aqui.


Fonte: What are the main indicators of water quality? por Aquaread

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp