Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Como Identificar Problemas na Qualidade da Água?

Publicado em 08/05/2018
Como Identificar Problemas na Qualidade da Água?

 

Foto: Arquivo Ag Solve

 

O termo qualidade da água pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes e isso está diretamente ligado ao padrão de qualidade que se procura, pois, a água pode ser ideal para peixes, mas não possuir a qualificação necessária para o consumo humano, por exemplo.

Para medir a qualidade da água com precisão, são realizados testes para identificar vários indicadores-chave. Dessa forma, essas características são comparadas a padrões e diretrizes numéricas para decidir se a água é adequada para uma finalidade específica. A avaliação da qualidade da água pode ser dividida em três categorias: biológica, química e física.


Biológica

Os atributos biológicos referem-se ao número e tipos de organismos que podem habitar uma hidrovia. Quanto mais o nível de qualidade da água de um corpo hídrico for desfavorecido, menor o número e tipos de organismos que podem viver nela.

As condições biológicas também levam em consideração quais tipos de organismos estão presentes nesta hidrovia, afinal algumas espécies são mais sensíveis a mudanças químicas e físicas em seu habitat do que outras. E se um organismo aquático extremamente sensível à poluição estiver presente em um rio, é provável que a hidrovia em questão tenha baixos níveis de poluição.

 

Química

Os atributos químicos referem-se às qualidades estéticas da água, como: cheiro, sabor, e cor. Os parâmetros químicos são usados para medir os níveis de pH, metais, sólidos totais dissolvidos e substâncias químicas presentes na água. Essas medições podem detectar desequilíbrio no ecossistema, identificando se certos poluentes estão presentes ou não no ambiente, e seus níveis de contaminação.

As razões de contaminação também podem ser decifradas através dessas leituras. Por exemplo, altos níveis de acidez em um rio podem ser resultado da drenagem de alguma mina ácida.

 

Física

Os atributos físicos da água se referem ao lado estrutural de corpos hídricos. Ao medí-los é possível conseguir insights sobre suas condições atuais. Mudanças na temperatura da água, por exemplo, podem indicar a presença de certos efluentes, enquanto mudanças na largura das correntes, profundidade, velocidade ou até turbidez e tamanho de pedras podem indicar dragagem na área. As medições dos atributos físicos da água servem como indicadores de algumas formas de poluição.

Os diferentes usos da água trazem consigo preocupações e diferentes padrões a serem considerados.

A água testada para consumo humano terá que atender aos requisitos mais rigorosos.

 

A importância da água potável

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 840.000 pessoas morrem a cada ano por não possuírem água potável, limpa e confiável, enquanto 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico. Além disso, quase 80% de todas as doenças nos países em desenvolvimento podem ser atribuídas à falta de água potável e saneamento. Algumas das doenças causadas pela água contaminada incluem cólera, febre tifóide e disenteria.

Há também o impacto ambiental de não haver um sistema de abastecimento de água potável. Milhões de pessoas em todo o mundo confiam na água engarrafada como sua única fonte de água limpa. Porém, cada uma dessas garrafas de plástico leva centenas de anos para se biodegradar, enquanto a produção e reciclagem dessas garrafas polui o ambiente com agentes cancerígenos tóxicos. Quando a água é limpa e livre de contaminantes, aditivos, bactérias e vírus, menor o consumo e a dependência da água engarrafada.

O comportamento humano é a principal causa da má qualidade da água. Aumentos em áreas de mineração e construção podem acelerar o impacto negativo que eles têm nas hidrovias próximas. Isso torna a medição da qualidade da água mais importante do que nunca.

 

Fonte: How To Identify Issues in Water Quality by Aquaread

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp