Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Equipamentos de Monitoramento Hidrológico Podem Ajudar na Adaptação às Mudanças Climáticas.

Publicado em 01/09/2021

Mudanças climáticas no ciclo hidrológico 

Estudos científicos apontam que houve um aumento de 3,5% na concentração de vapor d’água na troposfera em  grande escala desde 1970. A elevação da umidade é relacionada com o aumento da temperatura do ar de 0,5° C dentro de um período de 40 anos. Houve também um aumento da salinidade da água da superfície dos oceanos, os locais onde a evaporação foi maior que a precipitação, as águas se tornaram mais salinas. O aumento de regiões altas e baixas subiu de 0,08 para 0,17 em um período de 70 anos. Sendo assim, o Oceano Atlântico se tornou mais salgado e o Oceano Pacifico e do Sul tornaram-se mais doce. O aumento deverá acontecer em escala global, mas irregular. Regiões de alta latitude terão quantidades de precipitações maiores em razão da capacidade de condução de vapor d’água na troposfera. Nas regiões de latitude médias e baixas, provavelmente terão menos precipitação.

                                                                                                                                                                      

Gestão de recursos hídricos

Para analisar a mudança do regime hidrológico e na frequência de eventos extremos, em curto, médio e longo prazo, recomenda-se a interpretação de dados sobre as mudanças climáticas e no direcionamento das medidas necessárias para minimizar os impactos provocados e elaboração de planos hídricos. Ainda que a probabilidade a respeito das mudanças climáticas sejam variáveis, é indispensável ações planejadas para prevenir eventos inesperados. É importante que sejam tomadas medidas de adaptação em relação as incertezas de eventos climáticos extremos e no condicionamento de gestão e operação de sistemas hidrológicos para minimizar o risco de impactos causados. Gerenciar riscos contribuí no processo de concepção, implantação e avaliação de estratégias, aprimorando a compreensão de riscos, e a melhoria contínua das práticas de prevenção e recuperação. A Adaptação à mudanças climáticas é o processo de adequação aos efeitos da alteração esperada no clima com o objetivo de reduzir danos.

Clique aqui e conheça nossas soluções em monitoramento hidrológico: Medidores automáticos que registram temperatura, condutividade e nível de águas subterrâneas e superficiais com alta precisão, ideais para registro de nível de água contínuo a longo prazo.

                                                                                                   

                                                                                                                                     

                                                                                                                                                    Foto: Linha de Medidores Automáticos de Nível de Águas Rasas e Subterrâneas

 

Além disso, contamos com sistemas de coleta de dados que através do registro de um ou mais níveis d'água permitem a determinação de vazão através de vertedouros, calhas ou "equações de curva-chave" em rios, lagos e represas.

 

                                                                                                                                

                                                                                                                                                                            Foto: Estação Linimétrica com Telemetria Ag Solve

Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/
 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp