Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Efeitos das mudanças climáticas no Brasil

Publicado em 03/02/2022
Efeitos das mudanças climáticas no Brasil

 

Ag Solve Monitoramento Ambiental
03 de fevereiro l 10:30


Os impactos das mudanças climáticas afetaram o abastecimento de água, gerando consequências nos setores de energia e saneamento, contribuindo para promover crises criadas pela falta de gerenciamento ambiental. As variações climáticas e suas consequências no meio ambiente é alarmante, a falta de água potável, enchentes e aumento do nível do mar e impactos no setor alimentício, são índices registrados mundialmente. No Brasil, temos como resultado das mudanças do clima, a crise hídrica, um dos assuntos mais abordados em todos os tempos na área da energia, provocando complicações socioambientais no país.

O território brasileiro é reconhecido por fortes contrastes socioeconômicos e naturais, levando em consideração que complicações ambientais de uma região do país, pode afetar a outra. Um exemplo é o caso da Bacia do Rio São Francisco que atravessa os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e o Distrito Federal, estão sendo impactados pelos efeitos das mudanças climáticas, consequentemente afetando o Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

O maior reservatório da região Nordeste é o Rio São Francisco, e já perdeu aproximadamente 4% do seu volume total de água. Com isso, vemos que as mudanças do clima estão impactando a Bacia do Rio São Francisco, chegando ao sistema hidrográfico do país, tendo falhas na gerencia hídrica e ambiental. 

A crise hídrica também é consequência da dependência de geração de energia pelas hidroelétricas, 65,2% da demanda elétrica e 12,6% da energia são fornecidas por essa fonte de geração.

 

Soluções que contribuem para reduzir os efeitos climáticos.

Existem soluções que contribuem para reduzir impactos causados pelas mudanças climáticas nos sistemas públicos de abastecimento: A gestão de demanda da água, voltada para contenções de perdas no sistema de distribuição, campanhas de tratamento avançados de águas residuárias facilitando o reaproveitamento, introdução de avanços de instalações prediais, conscientização coletiva priorizando a redução de consumo e no uso de fontes alternativas de abastecimento, além de inovações tecnológicas e equipamentos de monitoramento e gerenciamento vem sido disponibilizados nos últimos anos.

 

Fonte: Revista Saneas l Edição 78 Outubro a Dezembro 2021

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp