Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Condições climáticas estão impactando as safras de café

Publicado em 14/02/2022
Condições climáticas estão impactando as safras de café

 


As altas temperaturas estão contribuindo para que alimentos tropicais se desenvolvam na região norte do país, um local que antes não acontecia. Já um cenário diferente são as safras de café, que estão sendo impactadas pelo aquecimento global, estudo apontam queda das regiões de cultivo em 30 anos.

Aproximadamente 10 bilhões de pessoas deverão ser alimentadas até 2050, e as condições climáticas impactarão o local de onde a comida provirá. Algumas safras no Brasil poderão ser impactadas pelos próximos anos, dentre eles o produto que se destaca são as safras de café, isso porque existe uma série de fatores que influenciam para a queda das regiões do plantio, como por exemplo, o PH e densidade do solo do campo que sofrem alterações com o aumento das chuvas.

Os alimentos cultivados em propriedades de pequena escala serão de extrema importância, preparando os suprimentos de alimentos para as mudanças climáticas. Atualmente, as pequenas fazendas fornecem um terço dos alimentos para o mundo. As tomadas de decisões sobre quais tipos de alimentos semear, são embasadas em estimativas futuras do cultivo, sobre o aumento de temperaturas e volumes de precipitação. Produtores de café como o Brasil, Colômbia, Vietnã e Indonesia estão sendo afetados pelo aumento de temperaturas, as regiões propícias para o cultivo reduziram em 50%. 

 

Como adequar os alimentos para enfrentar as mudanças climáticas ?

Para facilitar a agricultura a enfrentar as consequências das mudanças climáticas, os produtores terão que se adequar a diversos métodos, como exemplo, aplicação de insumos de cobertura para conservar o solo saudável, formando plantas mais fortes as mudanças do clima. Antecipando décadas como a agricultura sofrerá, pesquisadores são capazes de ajudar na agricultura, como produtores podem usar métodos de cultivo eficazes, plantas de cobertura evitando a erosão.

Analisar a mudança do regime hidrológico e na frequência de eventos extremos, em curto, médio e longo prazo, recomenda-se a interpretação de dados sobre as mudanças climáticas e no direcionamento das medidas necessárias para minimizar os impactos provocados pelas mudanças do clima. Ainda que a probabilidade a respeito das mudanças climáticas sejam variáveis, é indispensável ações planejadas para prevenir eventos inesperados.

 

Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp