Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Geadas podem ocorrer no mês de Junho em 2022 no Brasil

Publicado em 04/03/2022
Geadas podem ocorrer no mês de Junho em 2022 no Brasil

Foto: Ag Solve

Divulgado pela instituição de pesquisa Embrapa através do seu sistema de previsão de geadas, o aviso é da alta probabilidade de ocorrer geadas em junho na região sul do Mato Grosso do Sul (MS).

O acontecimento La Niña é responsável pelo esfriamento das águas do oceano pacífico, isso ocorre quando há entrosamento entre o oceano e a atmosfera, em consequência as mudanças climáticas.

O histórico vem apresentando geadas nos meses de abril, maio e junho desde 2020, comprovando ser um frio prolongado. No atual cenário, o sistema de previsão de geadas aponta irregularidades nas temperaturas, excedendo 0,5 ºC sendo considerável para identificar o fenômeno La Niña.

Na região sul do Mato Grosso do Sul, o fenômeno La Niña ocorre com mais intensidade no mês de junho, temperaturas atingindo até menos de 4 ºC, tornando-se uma condição propícia para geadas. No ano de 2021, o sistema de previsão de geadas alertou o alto risco de geadas antecipadas. A noticia foi divulgada no mês de janeiro e no final de junho foi registrada temperaturas abaixo de -2,1 ºC na cidade de Rio Brilhante, entre outras.

O sistema tem alto índice de confiança, qualificado para prever 6 meses antes do mês de junho do ano posterior. Através da previsão e com base no histórico dos outros anos, é plausível prever a possibilidade de ocorrer geadas no mês de junho na mesma intensidade.

 

Fonte: https://www.progresso.com.br

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp