Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Devemos nos preocupar com as altas ondas de calor na Europa?

Publicado em 29/07/2022
Devemos nos preocupar com as altas ondas de calor na Europa?

 

A Europa Ocidental está sendo impactada com o aumento das ondas de calor neste verão, influenciando no dia a dia das pessoas, como, aumento do consumo de água e energia, incêndios florestais de difícil controle que está se alastrando para áreas urbanas. Pela primeira vez na história os britânicos tiveram registros acima do O Met Office, o serviço meteorológico do Reino Unido, associa o aumento das ondas de calor à mudança climática ocasionada pela ação humana. A Europa Ocidental está cooperando para o objetivo de reduzir as emissões de gases, fundamental para interromper o aquecimento global, equivalente a outros países super desenvolvidos.

 

Mas, será que é somente na Europa que os efeitos do clima estão presentes?

Em 2021, acontecimentos atípicos foram associados ao aquecimento global por pesquisadores, um temporal de areia no interior paulista do Brasil, já o rio negro na Amazônia ocorreu a maior enchente registrada dos últimos anos, capitais tiveram o céu escurecido em plena tarde, causada pela fumaça de um incêndio na Amazônia, fortes chuvas em Pernambuco entre o final de maio e começo de junho podem ser índices causadas pelo aquecimento global.

O aquecimento global contribui para as ocorrências de ondas de calor, estiagem, aumento de incêndios florestais e enchentes. Tendo uma atmosfera mais aquecida, aumentando a produção de vapor de água gerando extremos de precipitação.

Para previnir que os efeitos do clima tome proporções nesse nível ou até maiores, o mundo tem o dever de limitar o aumento global para um estágio abaixo de 1,5°C neste século, aponta estudos.

A metodologia é simples, a chance de eventos de ondas de calor intensas se expande conforme a temperatura aumenta. De acordo com o relatório emitido pelo IPCC, os próximos anos serão preocupantes, se as emissões não forem diminuídas em até oito anos será quase impossível controlar as consequências das mudanças climáticas.

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62246505

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp