Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Diga adeus ao estresse hídrico na sua lavoura

Publicado em 28/03/2023

                                                                 

                                                                                                                                       Foto: Banco de imagens Canva Design 

 

Muitas vezes, logo após chover, sua plantação é capaz de apresentar indícios de estresse hídrico depois de alguns dias e você sabe por que isso acontece ? 

A maior parte do solo brasileiro tem uma textura argilosa ou média-argilosa, armazenando geralmente de 50 a 70mm de água em média entre 30 / 40cm acima do solo. Algumas lavouras são capazes de utilizar de 6 a 7mm de água diariamente no pico do consumo de água. Tornando-se essencial, visto que, em solos brasileiros regulares, determinadas lavouras conseguem continuar a absorção da água em média de 7 a 10 dias, dependendo do solo na área radicular.

A eficiência das lavouras tem a ver com a concentração de água no solo depois da drenagem do acúmulo de água, ou a concentração absoluta de água que o solo consegue conservar sem desperdiçar água por lixiviado. É muito importante aderir ao sistema de irrigação, pois o armazenamento e uso dessa água são capazes de se tornar um guia para compreender o processo da água no solo e na plantação.

Algumas culturas são tolerantes à estresse hídrico em fase de crescimento. Existem épocas delicadas em que o estresse hídrico é capaz de diminuir a produtividade. No período em que as lavouras estão se desenvolvendo o estresse hídrico pode revelar-se mais rápido do que o habitual. Os períodos críticos do crescimento de cada plantação necessitam ser adiantados e o processo de irrigação é preciso ser feito para potencializar a produção.

É imprenscindível compreender a diferença entre a eficácia do solo de armazenar de 7 a 8 dias de água e a lavoura passar por um estresse hídrico logo após 3 dias, senso assim, gerenciando os períodos de maneira apropriada em todas as circustâncias e gerenciando as épocas críticas desse uso.

A Ag Solve Monitoramento Ambiental oferece equipamentos para facilitar para as adversidades de irrigação na cultura, como o uso de estação meteorológica, sensor de temperatura, barômetro, pluviômetro, sensor de pressão, sensor do nível da água, datalogger, instrumento de medição, medidor de nível da água, etc. Essas ferramentas podem gerar soluções para o balanço hídrico da terra, acelerando a aplicação da água nas culturas e os períodos críticos desse uso. Agregam ao manejo dados climáticos de precisão, monitorados em sua lavoura, adequando-se as quantidades de irrigação com exatidão em todas as épocas do ano. Outrossim, é possível incorporar dados da umidade do solo para a coordenação aprofundada da plantação e históricos climáticos auxiliando no planejamento dos trabalhos na sua lavoura.

Entre em contato conosco, desenvolvemos projetos personalizados para as necessidades específicas de cada projeto.

(19) 3825-1991

vendas@agsolve.com.br

Conheça mais sobre a Ag Solve!



Por: Ag Solve Monitoramento Ambiental
 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp