Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Qualidade do ar piora no inverno

Publicado em 28/07/2008

Comuns no inverno, os dias secos e a inversão térmica são responsáveis por um acúmulo maior de poluentes na atmosfera. Eles impedem a dispersão de gases e partículas de poeira, gerados por automóveis e indústrias, ocasionando o agravamento da qualidade do ar. Nesses dias, as pessoas acabam ficando mais expostas aos poluentes como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio, o que propicia a incidência de alergias, problemas respiratórios, irritação nos olhos, ressecamento das mucosas e da pele etc. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Cetesb), lembra que as pessoas devem ficar atentas ao nível de umidade relativa do ar durante o período de clima seco e faz algumas recomendações:

 

Quando a umidade relativa do ar estiver entre 20 e 30%:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; 
     
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins etc;
     
  • Se possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

Se a umidade estiver entre 20 e 12%:

  • Suspender exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; 
     
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados; 
     
  • Seguir as orientações anteriores.

 

Mas, se a umidade for menor do que 12%:

  • Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas;
     
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados;
     
  • Manter os ambientes internos umidificados, principalmente, quartos de crianças, hospitais, etc.

 

É importante também lembrar de usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas, além de beber muita água, recomenda a Cetesb.

 

Mas como melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades durante estes dias?

 

Uma medida recomendada para o controle e a diminuição de particulados ou compostos gasosos, principalmente, nas grandes capitais do País, é o monitoramento da qualidade do ar em indústrias e empresas. De acordo com a empresa especializada em monitoramento ambiental Ag Solve, as verificações constantes dos locais onde concentram maior geração de poluentes possibilitam que medidas preventivas sejam tomadas, como a redução no seu processo de transformação, durante as horas críticas, por exemplo. Isto contribui de forma efetiva para a melhora da qualidade do ar nas cidades durante o período, além de diminuir a reclamação da comunidade. O monitoramento é importante também para o conhecimento sobre o impacto das emissões em seu entorno. O acompanhamento dos níveis de particulados, gases e sua dispersão na atmosfera podem ser feitos com estações meteorológicas, detectores de gases e amostradores de ar, que capturam e canalizam os particulados para sensores, determinando a carga existente na área monitorada. Mais informações sobre monitoramento da qualidade do ar podem ser consultadas em www.agsolve.com.br

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp