Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Sistemas monitoram a qualidade do ar

Publicado em 22/10/2007

Novos sistemas que monitoram a qualidade do ar são lançados na maior feira de mineração da América Latina

 

Um conjunto de sistemas de monitoramento de particulados - partículas bastante finas de sólidos em dispersão no ar, ou seja, a poeira -, chamado de linha Met One, foi apresentado pela empresa paulista de monitoramento ambiental Ag Solve, na maior feira da América Latina do segmento de máquinas e equipamentos para mineração, a Exposibram 2007, em Belo Horizonte (MG).

 

Os novos equipamentos Bam1020 e E-Bam possuem uma espécie de aspirador de ar, que capturam e canalizam os particulados numa fita dentro do sensor. Eles ficam depositados nessa película e, em tempo fixo de 15 minutos a 24 horas, o resíduo acumulado é medido. Já no E-sampler, utilizado quando é necessário o monitoramento em tempo real ou os volumes de poeira são elevados, utilizamos a técnica do feixe de laser que dimensiona as partículas e as totaliza. A linha é direcionada, principalmente, às empresas que emitem muitos particulados sólidos, como resultante ou parte do processo produtivo.

 

“Em empresas mineradoras, o controle destas emissões ainda é feito de maneira empírica; quando os caminhões levantam muita poeira, as condições insatisfatórias são informadas na base, e esta envia um caminhão tanque para molhamento do local ou os sistemas de irrigação são acionados. Outra questão é que nas mineradoras, os veículos também dispersam o minério depositado nas rodovias dentro da mina e este pó pode chegar às cidades, ou em pátios de estocagem, ou em locais onde o vento é canalizado, ou seja, o vento também pode ser o vetor. Os equipamentos para o monitoramento da qualidade do ar da Ag Solve foram desenvolvidos exatamente para trazer uma nova solução”, explica o supervisor técnico da Ag Solve, Rafael Veit Pincho Monteiro.  

 

Segundo a responsável pelo departamento comercial da Ag Solve, Adriana Artoni, “a participação na Exposibram foi interessantíssima, pois conseguimos atingir o foco que queríamos, e que era justamente divulgar os novos lançamentos, assim como os demais produtos, mas especificamente para a área da mineração. A divulgação no evento foi grande e tivemos muita procura pelos produtos. Grandes contatos foram feitos lá, certamente futuros negócios partirão da participação na feira”.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp